" BERTIOGA ", esse nome gera polêmica - A origem do nome Bertioga é polêmica. Estudos mais profundos indicam que antes da chegada dos portugueses, esta terra era habitada por índios que a chamavam Buriquioca. Buriqui, em tupi, significa macaco, oca quer dizer, morada; portanto, morada dos macacos buriquis. Com o passar do tempo a palavra sofreu modificações, chegando ao nome BERTIOGA.

BERTIOGA poderia ter sido a primeira cidade do Brasil.
Por volta de 1531, Martim Afonso de Souza atracava suas naus nas águas de Buriquioca, mas aconselhado por João Ramalho, seguiu para o sul, mais exatamente para São Vicente, criando ali a Vila de São Vicente, mais tarde, o povoado de Santos. Em 1563, o padre José de Anchieta e o chefe indígena Cunhambebe chegam a Bertioga. Dois anos depois, Estácio de Sá e sua esquadra partem de Bertioga para fundar a cidade de Rio de Janeiro. Nos séculos XVII e XVIII, a caça à baleia itensifica-se em Bertioga, época em que é construída a Armação das Baleias. Delas se extraía o óleo destinado à iluminação pública e particular.
 Até a década de 40, Bertioga era um núcleo de pescadores. A partir da década de 50, o turismo começou a crescer com a melhoria das vias de acesso e, mais tarde, com a chegada da energia elétrica.

EMANCIPAÇÃO E RECONHECIMENTO: Bertioga foi distrito de Santos até 1991, quando a população votou pela emancipação do município.
O Forte São João é o mais antigo do Brasil, construído em 1547. O marco zero do município está cravado na plataforma de armas do forte.
Os rios de Bertioga são ótimas opções para quem gosta de navegar, pescar e conhecer a natureza.

DISTÂNCIAS APROXIMADAS

Bertioga à São Paulo 115 Km
Bertioga à Santos 42 Km
Bertioga à Guarujá 38 Km
Bertioga à Mogi das Cruzes 54 Km
Bertioga à São Sebastião 85 Km
Bertioga à Rio de Janeiro 510 Km