Do sertão de Boracéia sai a Trilha da Reserva Indígena de Silveira ( 8 Km, de ida e volta). Além da cultura indígena, temos um exuberante ecossistema da Mata Atlântica, onde trilhas nos levam a corredeiras e piscinas naturais. Visitas com autorização do cacique.
Do canto direito de Boracéia, sai a trilha das pedras, que nos levam a um contato direto com a natureza, um dos mais agradáveis e inesquecíveis. São mais de 3,5 km sobre as pedras, com piscinas naturais que convidam para um banho refrescante durante a caminhada em rumo a praias distantes. A primeira é a praia de Itaguá.
Do canto esquerdo de Boracéia, sai a Trilha da Praia Brava ( 2 Km, nível fácil, 1hora de ida) leva a uma praia pequena e propícia para banhos, localizada entre as praias da Juréia e Boracéia. No trajeto avista-se a Ilha do Montão de Trigo.
PASSEIOS EM CANOAS CANADENSES, pelas águas calmas do RIO ITAGUARÉ, e a vegetação de mangue são as paisagens a conferir neste passeio. Dá para conhecer também a primeira fazenda de criação de ostras do litoral norte de São Paulo, tocada pela comunidade com apoio do Ibama.